sábado, 4 de julho de 2020

A Voz e o Vento


Exéquias do Quarto Poder

Há poucas horas Alberto Carvalho conseguiu ter em estúdio um especialista em pneumologia e, como é seu hábito, levar mais tempo a fazer as perguntas que a deixar-nos ouvir respostas fundamentadas.

Verboso, impreparado, fastidioso, consegue sozinho tropeçar nas próprias perguntas, logo oferecer respostas rápidas de um amadorismo atroz, e deixar ao interlocutor (entrevistado seria um exagero) breves momentos para basicamente concordar ou discordar das suas perguntas-resposta.

Não que os seus homólogos primem pelo espírito jornalístico, entertainers que são. 

Guedes de Carvalho na cínica antipatia de autocrata a insistir que o convidado já não tem mais tempo porque tem de passar impreterivelmente ao drama do gato da avozinha, que trepou ao pessegueiro do jardim da vizinha, bombeiro já de agulheta na mão.

Rodrigues dos Santos no seu intrincado jiu-jitsu de sobrancelhas deixa qualquer um no tapete após cinco segundos.

E ainda nos é oferecido o jornalismo de assinatura de Sousa Tavares, com o pobre rapaz das calças divorciadas dos sapatos que tem de aturá-lo enquanto tanto faz perguntas como logo muda para o figurino de comentador generalista e oferece respostas. 

Levantam-se, apresentam umas coisas em grandes ecrãs que ocupam apenas uma pequena área do nosso televisor, esbracejam, mostram os sapatos, chegam a ficar quase de costas para a câmara, voltam a sentar-se, falam de coisas de grande importância que se passam nas redes sociais, apresentam opiniões de diversos comentadores de via pública arrebanhados para a objectiva que temem sair do politicamente correcto, e voltam a repetir, numa realimentação autista e quase sobrenatural de opiniões misturadas com poucos factos e nenhuma fundamentação. 

Dir-se-á, bom, é assim que se faz uma boa sopa.
Sim, de facto, para acompanhar com enlatados. 

Onde diabo vão buscar esta gente? 
Sinceramente, com tantas jovens jornalistas serenas e fotogénicas... 

Boa noite. 
E boa sorte. 

Sem comentários:

Publicar um comentário